Gerador de Nomes de Empresas
Nas
redes sociais sobre negócios e em serviços de perguntas e respostas é
bastante comum encontrarmos pessoas perguntando sobre “quais os melhores nomes de empresas”, “ideias de nomes para meu negócio” e alguns mais específicos “qual o nome perfeito para uma loja de roupas”.
Muitas vezes o empreendedor antes mesmo de elaborar o plano de negócios já parte para a busca de nomes de empresas.
O
ideal é deixar a escolha do nome para uma das últimas etapas do plano
de negócios, pois detalhes do planejamento como: missão, visão e público
alvo vão determinar ou no mínimo orientar para a melhor escolha do nome empresarial. Não há uma regra geral para o sucesso. Abaixo deixamos uma ferramenta para gerar nomes e ao final 10 dicas para escolha de nomes de empresas. Continue lendo…
Nomes de Empresas – Lojas de Roupas.
Se você quiser saber mais sobre nomes de empresas de roupas basta clicar no link.Nomes de Empresas de Beleza e Salões
Nomes de Empresas de Informática e Tecnologia
10 dicas Para Escolher Nomes de Empresas
É
muito comum encontrarmos nomes totalmente desfavoráveis às empresas,
seja por não condizer com a empresa, não dizer sequer que tipo de
empresa é ou por passar uma imagem negativa. Abaixo enumeramos 10 dicas genéricas para escolher nomes de empresas.
Note que em alguns casos haverão particularidades, mas ainda assim,
segundo estas dicas você já estará na frente da maioria dos empresários.
1 – Pesquise os nomes das empresas concorrentes
Que
tipo de nomes que seus concorrentes têm? Faça uma lista e compare-os
para lhe ajudar a ter suas próprias ideias e para ajudar a desenvolver
um nome que realmente se destaque da concorrência. Utilize a lista
telefônica, internet ou um guia do comércio local. Pesquise.
2 – Tenha em mente seu público-alvo
Você quer um nome de empresa
para entrar em sintonia com as pessoas que você está tentando alcançar.
Use o que você sabe sobre os seus futuros clientes para medir a
relevância dos nomes que você encontrou.
Quanto
mais você conhecer seu cliente mais preparado você estará para
entende-lo, se conectar e consequentemente criar uma marca de peso no
seu segmento empresarial. Depois de ter uma lista de nomes de empresas
imprima alguns panfletos e pesquise com seus potenciais clientes quais
dos nomes eles preferem.
3 – Pense nos seus colaboradores
O nome da empresa afeta o modo como as pessoas que trabalham para a empresa se sentem. Um nome de empresa
que eles gostem de dizer pode contribuir positivamente um ambiente de
trabalho mais agradável do que um nome que é confuso, difícil de
pronunciar ou tem algumas conotações negativas.
Nomes
de empresas difíceis de pronunciar ou em língua estrangeira podem
deixar os colaboradores constrangidos ao não atingir a pronúncia correta
e com isto dizer menos o nome da empresa.
Há
algum tempo atrás, quando estava registrando um site para venda de
utilidades domésticas, cheguei a registrar um endereço na internet
chamado “Panelas e Cia” (panelas e companhia).
Ao
telefone com alguns clientes notei a dificuldade que era dizer o nome
da loja virtual, especialmente em ligação telefônica. Se um nome precisa
de explicação, por si, já não é um bom nome.
Muitas pessoas não entendiam que “Cia” era “Companhia” e ainda tiveram clientes que pensaram que o nome era “Panelas Sécia” ao invés de “Panelas E Cia“.
Cuidado
também com nomes de empresas produzem cacofonia, ou seja, a produção de
sons desagradáveis ou indesejados formado pela combinação de palavras.
4 – Faça uma pesquisa com amigos, familiares e clientes em potencial.
De
posse da sua lista com os possíveis nomes diga a eles apenas o nome e
pergunte o que vem em mente. Anote estas informações, pois elas o
ajudarão no processo de escolha. Aproveite a oportunidade e solicite
duas ou mais sugestões de nomes de empresas a cada um eles.
5 – Avalie os nomes pré escolhidos sob vários ângulos.
Pense
em como os nomes de empresas pré escolhidos vão soar nas operações
diárias de seu negócio, e o que vai fazer os outros pensarem e sentirem.
Certifique-se
que o nome escolhido para sua empresa passe uma mensagem clara e que
você esteja ciente de todas as possíveis conotações que podem
influenciar o modo como sua empresa é percebida.
Uma
empresa de Calçados da Inglaterra nomeou uma nova linha de tênis como
“Zyklon”, apenas depois do lançamento descobriram que era o nome do gás
que os nazistas usaram para matar milhões de pessoas durante a Segunda
Guerra Mundial.
6 – Pesquise se o nome escolhido pode ser um endereço de internet
Verifique
a disponibilidade de domínios na internet para o nome escolhido para
sua empresa. Caso sua empresa tenha abrangência nacional, ter um domínio
com o nome da sua empresa pode ser muito importante. No site do
RegistroBr você poderá ver toda a disponibilidade dos domínios
nacionais.
No
futuro todas as pessoas terão acesso a internet, assim como é com o
aparelho de televisão hoje. Neste contexto estar presente na rede
mundial pode ser imprescindível no futuro e se você está pensando em
investir tempo e dinheiro para estabelecer uma marca é importante já
pensar em ter um endereço na internet.
7 – Verifique se o nome escolhido para sua empresa já está registrado no INPI.
Pesquise no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI se os nomes para empresas que você pré selecionou estão registrados por alguma outra empresa ou pessoa.
Caso
seu negócio seja exclusivamente local, e conforme o tamanho do
empreendimento, não precisa se preocupar muito com esta etapa. Deixe que
ele cresça primeiro para depois gastar com INPI. Neste caso você
precisa apenas pedir para o contador pesquisar os nomes de empresas pré
escolhidos na junta comercial do seu estado.
Por
outro lado se sua empresa atuará em âmbito nacional e você fará um
investimento maior é muito importante se certificar de que não há outra
empresa com o mesmo nome no mesmo segmento e assim registrar a sua
marca.
Faça uma pesquisa adicional na internet sobre os possíveis nomes para seu negócio,
acredite, todo este cuidado vale à pena. O custo da mudança de nome ou
até mesmo uma possível ação judicial pode custar muito mais caso do que
este tempo gasto.
8 – Visualize o resultado, imagine.
Seu
nome comercial é mais do que apenas um nome, é uma grande parte da
marca da empresa. Imagine como ficariam seus materiais de divulgação,
cartões, panfletos, logomarca, uniformes, endereço de internet, enfim
todos os possíveis locais onde sua nova marca estará ou poderá estar
presente.
9 – Escolha um nome curto
O
nome da sua empresa não será necessariamente mais eficaz se ele for
pequeno, mas pode ser mais fácil de lembrar. Pronuncie os nomes
escolhidos, escreva em um papel, ligue para um amigo e diga os nomes
para verificar como são percebidos ao telefone.
Você
também pode considerar usar uma sigla, porém, a menos que você tenha
muito dinheiro para investir em marketing e propaganda, usar uma sigla
pode tornar o nome da sua empresa muito genérico e difícil de ser
relacionado ao seu negócio ou público alvo.
10 – Amadureça a ideia
Coloque
a lista de nomes de empresas de lado por um ou dois dias e depois volte
a ela com uma nova perspectiva. Você pode ver de maneira diferente um
nome que você gostava antes, ou quando você revisá-la poderá ter uma
nova ideia e encontrar o nome perfeito para sua empresa.
Se
você seguiu estas dicas pacientemente, neste ponto você deverá ter uma
lista de ótimas ideias de nomes para sua futura empresa. Chegou à hora
de decidir a passar para a próxima etapa do seu plano de negócios.
Comente abaixo com sugestões de nomes para empresas e melhorias desta página.
Um comentário sobre “Gerador de Nomes de Empresas”
Fonte: Novo Negocio - Statruphttp://www.novonegocio.com.br/gerador-nomes-empresas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário