9 ferramentas gratuitas para a gestão de projetos ágeis
+ 5 sugestões próprias
9 ferramentas gratuitas para a gestão de projetos ágeis
Soluções para organizar tarefas e trabalhar com mais eficiência
Por Tiago Bosco em 19/09/2016
Colaborou com essa reportagem: AbraHosting (Associação Brasileira de Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet) - http://abrahosting.org.br
Ferramentas de gerenciamento de projetos podem ajudar no controle e na organização de um dos ativos mais preciosos para qualquer time de desenvolvimento: o seu tempo. Tarefas organizadas tornam mais fácil para você e sua equipe acompanhar o que precisa ser feito, quando e por quem, evitando a confusão habitual de calendários online e diários pessoais.
A KingHost (www.kinghost.com.br) selecionou 9 ferramentas com versões gratuitas para apoiar a gestão de projetos ágeis. Confira.
Obs. 1 Quase todas as ferramentas mostradas aqui possuem limitações de número de usuários e integrações suportadas para suas versões gratuitas, especialmente para o desenvolvimento de projetos privados. Ainda assim, são ótimas opções para empresas que estão começando ou profissionais freelancers, bem como uma boa oportunidade para empresas maiores testarem e avaliarem qual ferramenta suas equipes desejam utilizar no dia a dia.
Obs. 2 A maioria delas têm funções notáveis, como a inclusão de comentários e arquivos às tarefas, controle de versões e bugs, integrações com outras ferramentas importantes para projetos web (ex. GIT) e outras.
#1 Taiga
https://taiga.io/
Essa ferramenta de código aberto ganhou o prêmio de melhor ferramenta ágil em 2015. Ela fornece funções de backlogs, boards no estilo Kanban, gerenciadores de tarefas, sprints e muito mais. As integrações com outras ferramentas são simples e se você tiver qualquer dificuldade para utilizá-la pode recorrer à comunidade Taiga, que cresce a cada dia. Para projetos abertos, as funções são totalmente gratuitas, independentemente do tamanho do time. Enquanto times de até 4 pessoas trabalhando em 1 projeto privado também podem utilizar a solução gratuitamente.
#2 Mingle
www.thoughtworks.com/mingleDesenvolvida pela empresa ThoughtWorks, pioneira no desenvolvimento e gerenciamento ágil, Mingle é uma ferramenta simples e poderosa. Trata-se de uma ferramenta web feita com a gestão ágil de projetos e a colaboração entre times em mente, fornecendo um ambiente de trabalho completo para toda a equipe. Dispõe de funcionalidades como fóruns, quadro kanban, wiki e integração com código fonte. É versátil e pode ser configurada para atender as necessidades únicas de cada equipe e projeto.
#3 MeisterTask
www.meistertask.com
MeisterTask é uma ferramenta de gerenciamento de tarefas com boards flexíveis que adaptam-se perfeitamente a diferentes fluxos de trabalho, sendo uma ferramenta útil para programadores trabalhando com sprints, equipes de marketing usando o sistema Kanban ou para gerentes solo que buscam um sistema simples para fazer listas de tarefas. Possui integrações com muitas ferramentas, como Slack, GitHub e Zendesk. Além disso, existem recursos extras de calendário para agendar reuniões e estipular prazos em um só lugar. O plano básico é totalmente gratuito!
#4 Wrike
www.wrike.comWrike é uma ferramenta com funcionalidades bem úteis. Uma delas é o rastreio automático do tempo gasto em cada tarefa, o que pode ser importante para criar estimativas mais realísticas do tempo que o seu time leva em cada projeto. Outra possibilidade interessante é a criação e compartilhamento de cronograma de projeto. Uma vez que você tenha planejado um projeto, basta clicar em um botão para que o Wrike envie seu planejamento a qualquer pessoa envolvida, mesmo que ela não tenha uma conta Wrike. A ferramenta integra-se com vários aplicativos terceiros, como o Photoshop, Git, Zapier, Gmail e DropBox.
#5 Twoodo
www.twoodo.comTwoodo é uma ferramenta de colaboração que permite criar fluxos de trabalho a partir das conversas da equipe através do uso de hashtags. Assim, você organiza seu projeto conforme vai discutindo as ideias relacionadas a ele. O Twoodo inclui envio de mensagens (individuais ou em grupo), gerenciador de tarefas, calendário compartilhado, gerenciador de arquivos, integração de e-mail, busca robusta e muito mais.
#6 Youtrack
www.jetbrains.com/youtrack
Uma ferramenta da JetBrains, mesma empresa que criou as IDEs PHPStorm e WebStorm. Conta com diversas funções, como quadro kanban, customizações, rastreamento de bug e issue, entre outras. Além disso, o YouTrack se destaca pela geração de relatórios. Ele gera gráficos burndown, QA, relatórios de distribuição de issue, relatórios de cronograma, etc. Tudo isso grátis para projetos abertos que incluem até dez usuários e até 5GB de armazenamento.
#7 Visual Studio Team Services
www.visualstudio.com
Visual Code Team Services é a ferramenta de gerenciamento de projetos da Microsoft, ela traz uma série de integrações muito interessantes. As principais características são os boards de tarefas para Scrum e Kanban, gráficos e dashboards, gestão de bugs, além de um sistema de rastreamento de trabalho altamente escalável. Team Services também fornece integração para repositórios Git, automação de build e muito mais. Team Services é gratuito para até cinco usuários por conta.
#8 Asana
https://asana.com/
Asana é um dos aplicativos de gerenciamento de projetos mais populares atualmente, sendo um sistema de gerenciamento de tarefas intuitivo, de estética simples que funciona muito bem para equipes que buscam interação em tempo real. Asana permite que usuários possam visualizar suas metas, rastrear o uso do seu tempo, atribuir prioridade às suas tarefas e obter atualizações sobre o projeto de acordo com o que foi realizado pelos colegas. Ela também tem uma função de calendário para representar graficamente as tarefas da equipe direto no painel principal. Disponível gratuitamente para até 15 usuários.
#9 Aha
http://www.aha.io/Aha permite gerir a visão do produto, objetivos, roadmap dos produtos, prazos, requisitos, gerar relatórios e compartilhar todas as informações com as partes interessadas. Também oferece integração com o Jira, Github, Slack, Google Drive e outros.
Fonte: KingHost (www.kinghost.com.br) / Revista Wide
http://www.revistawide.com.br/tecnologia/9-ferramentas-gratuitas-para-a-gestao-de-projetos-ageis
O Basecamp estrutura cada projeto baseado em quatro níveis de hierarquia: Cliente > Meta > Lista de Tarefas > Tarefas.
Nesta hierarquia, é possível designar responsáveis de cada parte do projeto, e estabelecer prazos para cada uma delas. Por ser uma ferramenta integrada com várias outras, é possível, por exemplo, que o Basecamp cadastre uma tarefa na agenda do Google, envie e-mails de lembretes de tarefas em atraso ou concluídas, entre várias outras possibilidades. Em um e-mail de aviso sobre uma etapa do projeto, por exemplo, é possível fazer um comentário (cadastrado na ferramenta como WriteBoards) na própria resposta do e-mail recebido.
Fonte: tiagoprux
https://tiagoprux.wordpress.com/2011/02/28/basecamp-gestao-de-projetos-colaborativa/
Fonte: Wikiipédia
O MediaWiki é um programa gratuito para servidores de internet, disponível sob a licença GNU (GPL). Foi projetado para uso num grande número de aplicações internet, permitindo milhões de acessos por dia.
O MediaWiki é um programa extremamente poderoso, escalável e com uma rica implementação wiki, que usa PHP para processar e apresentar dados disponíveis na sua base de dados MySQL.
As páginas no MediaWiki usam formatação WikiTexto, para que usuários sem conhecimento de XHTML ou CSS possam editá-las facilmente.
Quando um usuário submete uma edição de página, o MediaWiki insere a
edição na base de dados, mas sem eliminar as versões anteriores da
página, permitindo assim uma fácil reversão em caso de vandalismo ou spamming.
Permite também a gestão de imagens e arquivos multimídia, que são
armazenados no sistema de arquivos. Para wikis grandes com muitos
usuários, o MediaWiki suporta caching e pode ser facilmente integrado com software Squid proxy.
Fonte: MediaWiki
https://www.mediawiki.org/wiki/Manual:What_is_MediaWiki%3F/pt-br
Rede social, tarefas e projectos, bate-papo em grupo, videoconferência, documentos online, Bitrix24.Drive, calendários, e-mail, CRM, telefonia, Gerenciamento de tempo, relatórios, fluxo de trabalho, gerenciamento de registros e muito mais.
Sugestões Pessoais
#10 BaseCamp - Gerenciador de projetos
https://www.basecamp.com/
Basecamp é uma ferramenta online que permite a gestão de projetos em equipe de forma colaborativa.
Na formatação atual dos mercados, onde equipes gerenciam projetos em
ambientes (físicos) distantes, não vi até o momento ferramenta mais
adequada, prática e completa.
Diferente dos gestores de projetos tradicionais, o Basecamp não é baseado em gráficos e tabelas, apesar de ter potencial para gerar relatórios de andamento deles por planilhas. Ele é focado comunicação, integração e colaboração através das possibilidades de aproximação virtual das pessoas pela ferramenta.O Basecamp estrutura cada projeto baseado em quatro níveis de hierarquia: Cliente > Meta > Lista de Tarefas > Tarefas.
Fonte: tiagoprux
https://tiagoprux.wordpress.com/2011/02/28/basecamp-gestao-de-projetos-colaborativa/
#11 GLPI - Sistema de abertura de chamados e gestão de parque de informática.
http://www.glpi-project.org/
O GLPI é uma solução de licença aberta para o
gerenciamento de recursos de Tecnologia da Informação e, que por sua
característica de software livre, tem conquistado adeptos nas empresas,
principalmente por ser uma plataforma inteiramente web,
desobrigando qualquer instalação no disco rígido dos usuários, mas
exigindo instalação em um servidor.
Fonte: Pílulas de TI
http://workit.rocks/blog/o-que-e-glpi/
#12 OCS Next Generation - - inventario dos ativos de TI (hardware e software)
Open Computer and Software Inventory Next Generation (OCS Inventory NG) é um software livre que permite aos usuários inventariar ativos de TI.
O OCS-NG coleta informações sobre o hardware e o software das máquinas
em rede executando um programa cliente do OCS ("OCS Inventory Agent"). O
OSC pode visualizar o inventário por meio de uma interface web. Além
disso, o OCS inclui a capacidade de implantar aplicações em computadores
de acordo com critérios de busca. O IpDiscover do lado do agente possibilita descobrir a totalidade de computadores e dispositivos em rede.
Fonte: Wikiipédia
https://pt.wikipedia.org/wiki/OCS_Inventory
#13 Mediawiki - base de conhecimento
O MediaWiki é um programa extremamente poderoso, escalável e com uma rica implementação wiki, que usa PHP para processar e apresentar dados disponíveis na sua base de dados MySQL.
As páginas no MediaWiki usam formatação WikiTexto, para que usuários sem conhecimento de XHTML ou CSS possam editá-las facilmente.
Fonte: MediaWiki
https://www.mediawiki.org/wiki/Manual:What_is_MediaWiki%3F/pt-br
#14 Zabbix - monitoramento de equipamentos, servidores e serviços de rede
O Zabbix é uma ferramenta de monitoramento de
redes, servidores e serviços, pensada para monitorar a disponibilidade,
experiência de usuário e qualidade de serviços. A arquitetura Zabbix e a
flexbilidade dos módulos permitem que a ferramenta seja utilizada para o
monitoramento convencional (vivo/morto on/off), acompanhamento de
desempenho de aplicações, análise de experiência de usuário e análise de
causa raiz em ambientes complexos, através do servidor Zabbix e as
regras de correlacionamento.
A ferramenta de monitoramento de redes Zabbix
oferece uma interface 100% Web para administração e exibição de dados.
Os alertas do sistema de monitoramento Zabbix podem ser configurados
para utilizar vários métodos de comunicação, como SMS, e-mail e abertura
de chamados em sistemas de helpdesk. O sistema permite ainda que ações
automáticas como, por exemplo, restart de serviços sejam executados a
partir de eventos.
O Zabbix permite monitoramento agentless (sem
agentes) para diversos protocolos e conta com funções de auto-discovery
(descoberta automática de itens) e low level discovery (descoberta de
métricas em itens monitorados).
Fonte: 4linux
https://www.4linux.com.br/o-que-e-zabbix
Nenhum comentário:
Postar um comentário