domingo, 12 de abril de 2015

Como adicionar novos comandos de voz do Google Now



O recurso de reconhecimento de voz do Google Now é muito bom, inclusive em português com reconhecimento quase sempre perfeito. No entanto, os comandos que vem por padrão são quase todos inúteis no dia a dia. Tirando a possibilidade de criar alarmes e eventos na agenda, discar um número, chamar um contato ou enviar SMS, o restante é impressionante mas inútil. Depois de algumas semanas usando o Google Now você percebe que a possibilidade de perguntar ao telefone a altura da Torre Eiffel e obter a resposta é inútil.
Felizmente é possível adicionar mais comandos, permitindo que o celular faça qualquer coisa usando o seu comando de voz.

Este guia tem por objetivo ensinar passo a passo como configurar o celular para receber comandos customizados. Cada post irá explicar uma etapa.


Resumindo o que você deve fazer é o seguinte: Para adicionar comandos customizados de voz você deve usar o plugin do app Tasker chamado Auto Voice. Para integrá-lo com o Google Now você deve usar o Google Search API que é ativado no Xposed Framework, que para ser usado, o telefone deve ter acesso root habilitado.

Ou seja, uma coisa leva a outra e no final são várias etapas para a configuração completa.


Perguntas/Respostas Importantes:

1) Não quero fazer root no meu aparelho, ainda assim posso ter comandos personalizados?
Sim, mas não integrados ao Google Now.

2) Meu aparelho é o Moto X que está sempre alerta (sempre ouvindo). Posso usar os comandos personalizados sem ter que tocar no aparelho?
Sim, quando integrados ao Google Now você pode criar quantos comandos quiser e eles serão automaticamente reconhecidos pelo Google Now. E isto só pode ser feito habilitando root no aparelho.

3) E se eu não quiser root, usando o Moto X?
Então você ainda poderá ter comandos personalizados sem tocar no aparelho, mas consumirá mais bateria. Pois haverão dois serviços ativos, sendo que um habilitará ao ouvir Ok, Google, e o outro habilitará ao ouvir a palavra-chave que você criou.

4) Posso fazer comandos sem palavra-chave? Posso dizer: Ligar Wifi, ao invés de dizer: Ok, Google ligar Wifi?
Sim, no entanto não é recomendável, uma vez que sem a palavra-chave o telefone pode começar a executar operações que entendeu errado. Exemplo, se estiver conversando com alguém, se estiver assistindo um filme ou jogando um jogo no computador, o telefone estará ouvindo e tentando interpretar comandos. Por isso a palavra-chave é importante, e se você irá criar uma palavra-chave, o ideal é que seja integrado ao Google Now. Portanto, faça root no telefone!

5) Meu telefone não tem o recurso de sempre escutando, é vantajoso fazer root para integrar ao Google Now?
Se o seu telefone não está sempre te ouvindo, você deve apertar alguma tecla no visor para que ele comece a te escutar. Dessa forma, não há tanta necessidade de integrar ao Google Now, uma vez que você pode criar um atalho que fará com que o telefone comece a escutar seus comandos personalizados. E outro atalho para que ele pare de escutar.
A vantagem do sempre ouvindo é que você não precisa nem ligar a tela do telefone para dar um comando. Se você tem que ligar o telefone e desbloqueá-lo para dar um comando, muitas das ações perdem o sentido. O trabalho de acessar o Google Now ou qualquer aplicativo na área de trabalho é o mesmo.

Sabendo disso, para usuários que não quiserem integrar o reconhecimento com o Google Now podem pular as partes 1 e 2. Não será necessário root no aparelho e nem instalação do Google Search API e Xposed Framework. Se optar por este método, o reconhecimento não será feito pelo Google Now e sim diretamente pelo Tasker. Isso não muda em nada a capacidade de reconhecimento de voz, que ainda será pela engine do Google.


Guia:

Parte 1: Root no Moto X (o tutorial vai explicar como habilitar root no Moto X de forma simples). Se você usa outro aparelho procure o root específico para ele e depois siga para a Parte 2.



Parte 4: Exemplos de comandos que podem ser usados. (em breve)
 
Fonte: Dicas e Guias Dicas e Guias em tecnologia, linux, palm e android
http://dicaseguias.blogspot.com.br/2014/01/como-adicionar-novos-comandos-de-voz-do.html

Nenhum comentário: