Pense duas vezes antes de responder a um e-mail desagradável
Em algum momento você receberá um e-mail
desagradável. Pode vir do seu chefe, de um colega de trabalho, de um cliente, ou
até mesmo de um desconhecido. Mas independente da origem, pode ser como um tapa
na cara. E são grandes as chances de isso resultar em sentimentos feridos,
raiva, e um grande desejo de responder à altura.
Digo por experiência própria: durante a semana,
recebi um e-mail acusador me insultando, de um RP, que não havia gostado de algo
que escrevi sobre um produto de sua companhia. Fiquei tão surpreso com isso (a
maioria dos RPs que eu conheço são totalmente profissionais) que quebrei minha
própria regra: eu imediatamente disparei uma resposta odiosa.
Isso foi um erro. Tendo lidado com e-mails
mesquinhos ao longo dos anos (e permitido a mim mesmo entrar em algumas
discussões bem dolorosas), eu aprendi algumas coisas sobre como lidar com
isso:
1. Fique longe do teclado
Dê a si mesmo a chance de digerir a mensagem, considerar o ponto de vista da pessoa que o enviou e esvaziar a cabeça. As pessoas geralmente escrevem coisas em e-mails que jamais diriam pessoalmente ou pelo telefone, e muitas vezes estão apenas querendo desabafar.
Dê a si mesmo a chance de digerir a mensagem, considerar o ponto de vista da pessoa que o enviou e esvaziar a cabeça. As pessoas geralmente escrevem coisas em e-mails que jamais diriam pessoalmente ou pelo telefone, e muitas vezes estão apenas querendo desabafar.
2. Espere pelo menos uma hora para
responder
E tenha certeza de que passou esse tempo focado em outra coisa. Se você deixar a raiva inicial inflamar, não irá pensar claramente quando for responder, e as coisas podem sair de controle. Pegue a estrada mais leve; seja superior.
E tenha certeza de que passou esse tempo focado em outra coisa. Se você deixar a raiva inicial inflamar, não irá pensar claramente quando for responder, e as coisas podem sair de controle. Pegue a estrada mais leve; seja superior.
3. Se você decidir responder (após
considerar que algo bom virá disso), finalize o ciclo de e-mails e pegue o
telefone.
“Ei, eu gostaria de conversar com você sobre seu e-mail e tentar resolver as coisas”. Na maior parte do tempo, é um jeito rápido e efetivo de resolver maus sentimentos.
“Ei, eu gostaria de conversar com você sobre seu e-mail e tentar resolver as coisas”. Na maior parte do tempo, é um jeito rápido e efetivo de resolver maus sentimentos.
4. Se essa não for uma opção, tente essa:
escreva a resposta maldosa e malcriada que você quer, mas não
envie
Escreva em seu processador de texto; se você usa seu e-mail de cliente, um impulso momentâneo pode provocar um clique no botão “enviar”. Escrever é uma ótima maneira de se acalmar e criar alguma perspectiva sobre uma situação difícil.
Escreva em seu processador de texto; se você usa seu e-mail de cliente, um impulso momentâneo pode provocar um clique no botão “enviar”. Escrever é uma ótima maneira de se acalmar e criar alguma perspectiva sobre uma situação difícil.
Mais importante: lembre-se que o e-mail pode ser
uma maneira pobre de comunicação, que pode ser facilmente má interpretada. De
fato, mensagens incompreendidas muitas vezes levam a discussões desagradáveis
que não aconteceriam de outra forma. Uma das melhores maneiras de evitar isso é
usar o emoticon de sorriso. É uma maneira simples e efetiva de dizer “estou
brincando”, ou “não estou sendo sério.”
Fonte: http://www.maiati.com.br/blog/2013/04/16/pense-duas-vezes-antes-de-responder-a-um-e-mail-desagradavel/
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