quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Diretório WinSxS

WinSxS, o misterioso subdiretório do Windows Vista por Megabyte » 19 Ago 2008, 06:41

Atendendo à sugestão do Rodrigo Ghedin e do MalarKeY, criei este post a fim de trazer um pouco mais de luz sobre esse tema e para desvendarmos juntos este "mistério". Confesso que neste momento estou me sentindo o próprio "Mister M", prestes a revelar a todos o segredo por detrás de algum fantástico truque de mágica!

Então, vamos nessa?

Bem aí no seu HD, mais precisamente em "C:\Windows", encontramos um subdiretório chamado "winsxs", que ocupa cerca de 40% do próprio diretório do Windows. Enquanto o tamanho deste subdiretório gira em torno dos 30 a 50 MB no Windows XP, o seu tamanho "gigantesco" (entre 06 e 12 GB) no Windows Vista é algo, no mínimo, intrigante!

Vou tentar explicar, da forma mais simples possível, os "porquês" da existência e do enorme tamanho do subdiretório WinSxS. Esta pasta tem uma longa história de desenvolvimento, que começou lá no final dos anos 90 e que, finalmente, veio a ganhar sua maturidade no Windows Vista.

Para entendermos melhor, vamos voltar um pouquinho no tempo: "... um problema comum, de que sofriam os usuários das antigas versões 9x do Windows (Windows 95, 95 OSR-2, NT 4.0, 98 e 98SE), eram os conflitos entre as DLL´s, onde mais de uma versão das mesmas Dynamically Linked Library (DLL) eram instaladas no PC e, o uso de versões erradas pelos aplicativos que delas necessitavam, resultava sempre em desagradáveis travamentos ou, simplesmente, no não funcionamento dos mesmos. Com a chegada do novo milênio, foi introduzido o embrião de uma nova tecnologia, a "Side-by-Side", inicialmente no Windows ME (Millennium Edition) e, depois, amplamente desenvolvida no Windows XP e que acabou por resolver o problema. Essa tecnologia consistia em manter armazenadas múltiplas versões de uma mesma DLL, numa pasta chamada “WinSxS”, proporcionando o funcionamento de todas (devidamente isoladas umas das outras) não usando dependências comuns entre elas."

Agora, voltando ao presente: "... o subdiretório WinSxS (Windows Side-by-Side) é o aperfeiçoamento daquela tecnologia; dentro dele são armazenadas, contínua e automaticamente, pelo sistema operacional (durante a instalação de programas e durante as atualizações)múltiplas cópias de DLL´s e de outros componentes (todas ordenadas em mais de 6.000 pastas e distribuídas por mais de 20.000 arquivos), constituindo assim o cachê nativo do Windows Vista.

Ainda dentro do subdiretório WinSxS, a nova tecnologia "Windows Resource Protection" veio, enfim, substituir o antigo recurso conhecido como "Windows File Protection", passando a proteger de tal forma as chaves de registro, as pastas e os arquivos críticos do sistema que nem mesmo usuários administradores têm permissão de remover ou modificar os arquivos contidos dentro do subdiretório WinSxS (os recursos protegidos só poderão ser modificados ou substituídos por administradores que detiverem o controle sob determinado recurso e seu respectivo Controle de Acesso de Entradas (ACEs)).

Convém alertar aos desavisados que tentar comprimir esse subdiretório, com o intuito de ganhar espaço em disco, é inviável, porque causaria falha imediata no Windows Update e na instalação de programas e hotfixes (aqueles conhecidos instaladores autônomos). Portanto, quem possui muitos aplicativos instalados, deverá se acostumar com um tamanho "jumbo" ou "king size" do subdiretório WinSxS, pois, é fazendo-se uso dessa tecnologia de armazenamento contínuo de múltiplas cópias das diferentes versões de arquivos similares é que temos assegurado que múltiplos aplicativos rodem redondo no Windows Vista, sem quaisquer problemas de compatibilidade.

É isso aí... membro Megabyte... diretamente do meu PC para o Fórum do WinAjuda.

Fonte: http://www.winajuda.com/forum/viewtopic.php?f=4&t=1282

Nenhum comentário: